São Paulo (SP) — Há um mês, em seminário sobre o
desenvolvimento do futebol nacional, Andrés Sanchez disse que o São
Paulo “fez mal ao futebol” ao vender ingressos a R$ 2. Nesta
terça-feira, o Tricolor respondeu em seminário para discussão de gestão
de arenas: Gilberto Ratto, gerente de marketing do clube do Morumbi,
apontou economicamente como a estratégia de entradas mais baratas é
viável.
“O trabalho em campo não está bom e vamos cobrar caro?!
Fizemos uma conta simples: 10 mil que criticam pagando R$ 50 valem menos
do que 50 mil pagando, em média, R$ 17”, disse Ratto, mostrando que, no
modelo anterior, a renda não passaria de R$ 800 mil, enquanto no modelo
de bilhete mais barato atinge R$ 850 mil. “É pipoca, sorvete, água e
camisa vendem muito mais no jogo com 50 mil pessoas. O faturamento é
maior.”
O dirigente são-paulino tinha o ex-presidente do
Corinthians como alvo. “O Andrés não entendeu, mas estou aqui para
ajudá-lo a entender”, sorriu, antes de, no fim de sua participação no
seminário, tentar aliviar nas suas palavras. “O Andrés é um grande amigo
meu. Depois que fez a crítica, fez uma errata. Ele já está sabendo de
tudo que estou dizendo agora”, garantiu.
A estratégia que o
corintiano criticou é contada como trunfo no Morumbi. Ratto destacou
“coragem” do presidente Juvenal Juvêncio com a redução dos ingressos
para evitar o rebaixamento. “Em um momento de crise, com 50 mil malucos e
bravos, você pode trazer problema para dentro de casa”, apontou.
O
gerente de marketing considera que a diretoria desmentiu uma
tradicional acusação dos adversários com a medida. “Falam que o São
Paulo é arrogante, mas, antes do final d primeiro turno, assumimos que
tínhamos uma chance grave de cair. Isso é humildade”, apontou.
O
marketing são-paulino se sente um dos responsáveis pelo fim do risco de
queda para a Série B. “O Rogério Ceni falou que a torcida carregou o
time no colo. Tudo isso foi possível pelo pacote e a campanha emocional
que criamos. Avisamos: ‘torcida, precisamos de vocês’”, afirmou Ratto,
enaltecendo até a estratégia de divulgação da promoção para aumentar o
número de sócios-torcedores.
“Com o time na zona de rebaixamento,
aumenta a inadimplência do sócio-torcedor. Então jogamos os ingressos
para sócio-torcedor para R$ 2 sabendo que só falariam disso. Serviu até
para atrair mais sócios-torcedores. Mas a média do ticket é de R$ 17.
Esse valor somado a 50 mil pessoas, para nós, é alto para caramba”,
ressaltou.
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