»

domingo, 22 de dezembro de 2013

Handebol feminino brasileiro busca título mundial inédito na Sérvia

A seleção brasileira feminina de Handebol tentará fazer história neste domingo em Belgrado, onde busca o primeiro título Mundial do país na modalidade contra as anfitriãs sérvias.
A final, que está marcada para as 14h15 no horário de Brasília, coroará um novo campeão, já que a Sérvia também espera ser campeã pela primeira vez como nação independente (a Iugoslávia levantou o troféu em 1973).
As brasileiras, comandadas pelo técnico dinamarquês Morten Soubak, tornaram-se na sexta-feira a segunda seleção não europeia a garantir sua classificação para uma final do Mundial.
A primeira foi a Coreia do Sul, que conquistou a medalha de ouro em 1995.
A equipe brasileira tem jogadoras experientes, que conseguiram um ótimo entrosamento por jogar há muito tempo juntas.
O grande destaque é a ponteira direita Alexandra Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo no ano passado. Ela foi fundamental nos momentos decisivos deste mundial, como nas quartas de final, quando marcou dois gols na segunda prorrogação na vitória dramática por 33 a 31 sobre a Hungria.
Esse triunfo levou a equipe a passar pelas quartas pela primeira vez na sua história. Em 2011, nessa altura da competição, o time já havia sido eliminado em casa, em São Paulo.
Em seguida, a jogadora de 32 anos foi a maior goleadora da vitória com autoridade por 27 a 21 sobre a Dinamarca nas semifinais ao marcar sete vezes.
A goleira Babi, a central Ana Paula Rodrigues e a armadora esquerda Duda também contribuíram muito para a trajetória vitoriosa da equipe na competição.
Qualquer que seja o resultado, o Brasil sairá da Sérvia com a sensação de dever cumprido e com o status de favorito à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.
Em Londres-2012, a equipe fez uma boa campanha, mas terminou fora do pódio, na sexta posição.
Já as sérvias terão a vantagem de jogar em casa, diante de mais de 18 mil torcedores. Na semifinal contra a Polônia, 18.236 pessoas empurraram as jogadores locais, que venceram por 24 a 18 diante do maior público da história do handebol feminino.
No ano passado, a Eurocopa também foi disputada na Sérvia, e as anfitriãs terminaram na quarta posição.
O maior destaque da Sérvia é a goleira Katarina Tomasevic, que fez uma partida espetacular nas quartas de final, levando sua equipe à vitória por 28 a 25 sobre a Noruega, atual campeã olímpica e mundial.
As brasileiras já enfrentaram as sérvias na primeira fase deste mundial e conseguiram uma vitória apertada por 25 a 23.
Pelo que mostraram até agora, Alexandra Nascimento e companhia têm tudo para conquistar o título por ter mais opções ofensivas do que as adversárias.
A equipe conta com seis jogadoras que atuam no mesmo clube, o Niederösterreich, da Áustria, também comandado por Morten Soubak, o que ajuda no entrosamento da seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário