»

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Na Li e Cibulkova fazem final inédita no Aberto da Austrália

Chinesa chega a terceira final em Melboune e eslovaca fará primeira decisão de Slam

Sem Serena Williams, número 1 do mundo, e Victoria Azarenka, bicampeã do torneio em 2012 e 2013, que caíram pelo caminho, o Aberto da Austrália terá uma final inédita neste ano. Confronto inédito também em uma final de Grand Slams. O título do primeiro grande torneio da temporada será disputado por Na Li e Dominika Cibulkova. A decisão será no sábado, às 6h30min (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e ESPN HD.

A chinesa Na Li derrotou a surpresa canadense Eugenie Bouchard, de 19 anos, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4), na primeira semifinal do dia. No segundo jogo, Cibulkova passou por Agnieszka Radwanska, que havia eliminado Azarenka , por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2).

Cibulkova nunca venceu Na Li. Foram quatro confrontos entre as duas tenistas até hoje, com quatro vitórias da chinesa.

A surpresa do torneio
O retrospecto parece não afetar a eslovaca de 24 anos e 24ª no ranking. Para chegar a primeira final de Grand Slam da carreira, Cibulkova eliminou a número 5 do mundo de forma fácil e surpreendente, em 70 minutos de jogo. Até a partida da madrugada desta quinta-feira, ela só havia vencido Radwanska uma vez em seis disputas até então. Antes, nas oitavas-de-final, a eslovaca despachou a número 3, a russa Maria Sharapova, para quem também tinha retrospecto negativo (duas vitórias e três derrotas).

Na partida desta quinta-feira, Cibulkova impôs um jogo agressivo desde o início e não deu chances para uma reação da polonesa. A baixinha — ela mede apenas 1m61cm — voltou a mostrar regularidade no Aberto da Austrália e já no primeiro game quebrou o saque de Radwanska. A polonesa até tentou reagir, mas Cibulkova ainda conseguiu outras duas quebras para fechar o primeiro set em 6/1.

Confiante, ela abriu o segundo set confirmando seu serviço e impondo mais uma quebra contra a número 5. A eslovaca salvou vários breakpoints e só cedeu uma quebra, mas já tinha aberto 4/0. Radwanska conseguiu dois games, mas viu a adversária quebrar seu serviço mais uma vez e fechar o set em 6/2 e, consequentemente, o jogo.

Profissional desde 2004, Cibulkova conquistou apenas três títulos na carreira. Seu melhor resultado em um Grand Slam até aqui tinha sido em Roland Garros em 2009, quando chegou às semifinais.

Em busca do segundo Grand Slam
Também em um jogo sem sustos, Na Li atropelou Eugenie Bouchard na primeira semifinal desta quinta. A chinesa, que esteve a um ponto de ser eliminada na terceira rodada em Melbourne — mas conseguiu reverter o jogo contra a checa Lucie Safarova — reencontrou seu jogo agressivo e constante para chegar à final. Na partida contra Bouchard, Li logo abriu 5 a 0 no primeiro set, em apenas 14 minutos. A canadense reagiu ao quebrar o saque da rival no game seguinte. E, depois, confirmou seu serviço. Mas, ao sacar para o set, a número 4 do ranking não deu chance para uma nova quebra e fechou em 6 a 2, em 28 minutos.

Responsável pela eliminação da ex-número 1 Ana Ivanovic, Bouchard foi mais segura no segundo set e chegou a ameaçar a chinesa com duas quebras de saque. Porém, em nenhuma das oportunidades conseguiu confirmar o seu serviço, e a experiência de Na Li foi decisiva para ela fechar o jogo em 6/4 com 58 minutos de set.

2014 começa quase perfeito para Na Li. Para ficar melhor, somente se a número 4 do ranking conquistar o Aberto da Austrália e, assim, o segundo Grand Slam da carreira — o primeiro e único até aqui foi Roland Garros em 2011. Ela já havia vencido o torneio de Shenzen, na China, no começo de janeiro. Aos 31 anos, a chinesa é uma das mais constantes tenistas da atualidade e tem oito títulos. Na Li chega a segunda final consecutiva em Melbourne — perdeu para a bielorrussa Victoria Azarenka no ano passado —, e terceira na carreira — foi vice também em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário