»

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Felipe Massa é o mais rápido em último teste em Jerez de la Frontera, na Espanha


Segunda posição desta sexta-feira foi do ex-companheiro Fernando Alonso

Testes em Jerez de la Frontera marcam a estreia de Felipe Massa como piloto da equipe Williams

O brasileiro Felipe Massa encerrou os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera na liderança da tabela de tempos. Nesta sexta-feira, quarto e último dia e atividades no circuito espanhol, o brasileiro foi o mais rápido com a marca de 1min28s521, estabelecida durante a tarde.
A segunda posição desta sexta-feira em Jerez de la Frontera foi de Fernando Alonso, ex-companheiro de Massa na Ferrari. O piloto espanhol andou a 1min29s343 com o carro da escuderia italiana. Outro destaque do dia foi o desempenho da equipe Mercedes. Pela manhã, Nico Rosberg realizou uma simulação completa de prova. À tarde, Lewis Hamilton assumiu o volante do carro.

Os testes em Jerez de la Frontera marcam a estreia de Felipe Massa como piloto da equipe Williams. Ele foi contratado pelo time britânico depois de ser dispensado pela Ferrari, que optou por não renovar o contrato do piloto brasileiro e recontratar o finlandês Kimi Raikkonen para ser o companheiro de Fernando Alonso.

O paulista foi titular da escuderia italiana entre 2006 e 2013 e teve seu melhor momento na temporada de 2008, quando foi vice-campeão do Mundial. Na ocasião, ele perdeu a disputa para o britânico Lewis Hamilton por apenas um ponto no campeonato encerrado no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos.

As equipes da Fórmula 1 voltam a trabalhar na pista em 19 de fevereiro com a segunda sequência de testes de pré-temporada, no Bahrein. No circuito de Sakhir, os carros com motor Renault, que enfrentaram grandes problemas na Espanha, terão oportunidade para recuperar o tempo perdido em Jerez.

Com assistências de Lucas, PSG volta a vencer e abre vantagem no Francês


Lucas deixou Lavezzi no banco e começou o jogo como titular da equipe

Brasileiro deu as assistências para Ibrahimovic e Alex fazerem os gols do triunfo de 2 a 0

Depois de duas semanas, o Paris Saint-Germain reencontrou o caminho das vitórias nesta sexta-feira, com ajuda providencial de Lucas. O brasileiro deu as assistências para Ibrahimovic e Alex fazerem os gols do triunfo de 2 a 0 dos parisienses sobre o Bordeaux, pela 23.ª rodada do Campeonato Francês.

O resultado volta a colocar o PSG em boa vantagem na liderança da competição, com 54 pontos, contra 48 do Monaco, o segundo colocado, que perdeu Radamel Falcão Garcia para todo o restante da temporada. O Bordeaux, por sua vez, ocupa a sétima colocação, com 34 pontos, e segue a sete da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Lucas deixou Lavezzi no banco e começou o jogo como titular da equipe do técnico Laurent Blanc. Aos 13 minutos do segundo tempo cruzou rasteiro, da direita, e encontrou Ibrahimovic absolutamente livre no meio da área para mandar para dentro da rede. Na comemoração, o sueco fez questão de apontar para o brasileiro e correr para abraçá-lo.

Já quase no fim, aos 43, Lucas bateu escanteio aparentemente ensaiado no primeiro pau. Alex se antecipou à marcação, chutou de bate-pronto, e fez o segundo. Novamente os colegas fizeram muita festa para o ex-são-paulino.

Agora o próximo compromisso do PSG é contra o Nantes, terça-feira, pela Copa da Liga Francesa. No domingo seguinte, visita o Monaco. A equipe vinha de uma derrota para o Montpellier, em casa, pela Copa da França, e um empate contra o Guingamp pelo Francês.

Pabon faz primeiro treino com elenco do São Paulo em campo

O atacante Dorlan Pabon foi a novidade no gramado do CT da Barra Funda no treino desta sexta-feira. Contratado nesta semana por empréstimo do Valencia, o colombiano fez seu primeiro treino no gramado com o elenco do São Paulo.

Nesta sexta, o técnico Muricy Ramalho dividiu o grupo, colocando os reservas em um coletivo contra o time das categorias de base. Já Pabon ficou com os titulares, que realizaram uma atividade no Reffis e trabalhos mais leves no campo, como futevôlei e corridas.

Antes da movimentação desta sexta, Pabon havia feito apenas exames na fisiologia e na fisioterapia do Tricolor na quinta. Apesar dos trabalhos, o atacante ainda não está apto a atuar pelo clube, já que precisa ir à Colômbia para formalizar seu visto de trabalho no Brasil.

O atleta, que assinou contrato de 18 meses, chega para ser uma opção de velocidade no time de Muricy Ramalho, que ainda não desistiu de contar também com um reforço para ser o reserva de Luis Fabiano, já que Aloisio se transferiu para o futebol chinês.

Muricy dá bronca em time por erros atrás e busca segurança defensiva


Nos vestiários do Morumbi, pouco depois da vitória por 6 a 3 sobre o Rio Claro, Muricy Ramalho minimizou os gols sofridos pelo São Paulo naquela partida de quarta-feira. Porém, o treinador não deixou o elenco passar sem uma bronca. Nesta sexta, em meio à preparação para o clássico contra o Palmeiras, o treinador reconheceu que alertou o time sobre os erros atrás.

“Tomamos três gols que não podemos, isso não é time de futebol. Se for mérito do adversário, está perfeito, não tenho reclamação, mas nos três que sofremos a bola estava com a gente. Isso não é perfil de time consistente. Não se pode errar desse jeito e chamei a atenção deles, conversamos sobre isso”, afirmou.

Na quarta, o São Paulo abriu vantagem tranquila diante do Rio Claro, mas, com a partida controlada, viu o time do interior descontar em gol contra de Álvaro Pereira. Já no terceiro dos visitantes, Rogério Ceni falhou na saída de bola, Rodrigo Caio perdeu a disputa e, por fim, Wellington furou feio dentro da área.

“Um time tem de ter segurança, criatividade e finalização. Ainda estamos pecando um pouco na segurança, ou seja, não temos um time equilibrado. Não é aceitável tomar gol da forma que sofremos”, acrescentou.

Mesmo assim, Muricy não promoverá mudanças no sistema defensivo para o clássico contra o Palmeiras. A única dúvida na escalação está na armação das jogadas, já que Ganso se recupera de dores no joelho esquerdo e virou dúvida.

O treinador sequer terá muito tempo para ajustar a equipe. Depois do jogo de quarta, os titulares fizeram apenas trabalhos de recuperação, sem qualquer atividade tática. O único treino de posicionamento deve ser realizado na manhã de sábado, no CT da Barra Funda.

Luis Fabiano não acusa mais cansaço, mas ainda apoia contratação de reserva



Fabuloso não teme concorrência e acredita que outro centroavante seria bem-vindo

Luis Fabiano já não se sente mais “um bagaço”, conforme ele mesmo definiu o seu estado em 2013. “No ano passado, era dor para todos os lados”, recordou o centroavante, ainda sem acusar cansaço após disputar os quatro primeiros jogos do São Paulo na temporada. No último deles, marcou três gols na vitória por 6 a 3 sobre o Rio Claro.

A preocupação com o condicionamento físico do goleador, que tem histórico de lesões musculares, é justamente uma das maiores preocupações de Muricy Ramalho. O técnico tem enfatizado a importância de o São Paulo contratar mais um centroavante, para ser reserva de Luis Fabiano – a função antes cabia a Aloísio, hoje no Shandong Luneng, da China.

Apesar de bem disposto, o único atacante de referência do elenco do São Paulo ainda acha cedo para a diretoria desistir da aquisição de um suplente. “Um clube como o nosso precisa de um elenco grande, já que disputa vários campeonatos. Nunca se sabe o dia de amanhã. Chegará um momento em que terei um desgaste físico maior e, se for o caso, Muricy me poupará. Outro centroavante seria bem-vindo”, aceitou Luis Fabiano.

Muricy gostaria de ter preservado o jogador já em algumas das primeiras rodadas do Campeonato Paulista, em função da pré-temporada curta do São Paulo. “Devemos cuidar da parte física, que é difícil para o Luis. Não dava para fazer um trabalho muito puxado antes da competição. Seria até perigoso se eu fosse um treinador pilhado e tivesse um preparador físico maluco. Esses caras da preparação são todos doidos”, brincou o treinador.

Por enquanto, Luis Fabiano não tem aumentado o receio de Muricy Ramalho. Ao contrário. “Estou me sentindo bem, terminando os jogos com tranquilidade. Podem ter certeza de que esse ano será diferente. Não só para mim, mas para o São Paulo também”, avisou, de olho no clássico contra o Palmeiras, no domingo, no Pacaembu. “Estarei em campo calmo e confiante.”


Fifa exige explicações da CBF sobre o imbróglio do Brasileirão de 2013


Fifa alerta a clubes brasileiros que não tolera Justiça comum


O cerco está se fechando para a Confederação Brasileira de Futebol. Pressionada por torcedores de Portuguesa e Flamengo na Justiça comum devido às punições impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Depostiva (STJD) no fim do ano passado, e pelo Ministério Público, a CBF também está na mira da Fifa. A entidade máxima presidida pelo suíço Joseph Blatter questiona o caos extracampo que envolve o fim do Campeonato Brasileiro de 2013 e exige punição a quem contrariar o artigo 68 do Estatuto da Fifa e recorrer à Justiça comum, e estabeleceu hoje como prazo final para alguma decisão.

A Série A do ano passado teve os resultados alterados pelo STJD, que determinou o rebaixamento da Portuguesa em vez do Fluminense devido à escalação irregular do meia Héverton. O Flamengo cometeu o mesmo erro administrativo, mas, mesmo com o castigo, tem pontos suficientes para permanecer na primeira divisão. O rubro-negro só cairá se os processos da Lusa na Justiça comum prosperarem.

Em um documento encaminhado à CBF, a Fifa chama a atenção para que seja aplicada uma punição severa aos clubes que acionarem a Justiça comum depois da derrota no STJD. No entanto, até agora, nenhum dos dois clubes desqualificou a decisão do tribunal. As ações movidas partiram de torcedores dos dois times. O Flamengo apelou tão somente à Corte Arbitral do Esporte.

Em um e-mail respondido ao portal UOL, a Fifa assume ter dado um puxão de orelha na CBF. “Podemos confirmar que a Fifa contatou CBF para ter uma atualização sobre a situação mencionada, com referência nesta correspondência com o art. 68 dos Estatutos da Fifa”. O artigo mencionado proíbe clubes de buscarem soluções fora da esfera esportiva e estabelece esta sexta-feira como prazo final para as explicações da CBF.

ReforçoOntem, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, manifestou apoio ao Ministério Público na investigação do imbróglio do Campeonato Brasileiro. No último fim de semana, o promotor Roberto Senise disse ter indícios de que funcionários da Portuguesa podem ter recebido dinheiro para que o atleta fosse escalado. “Eu li a notícia e acho que isso tem de ser investigado a fundo mesmo. Se o MP precisar do Flamengo, terá colaboração total. O torcedor merece saber a verdade. Não fomos procurados mas, se formos, daremos todo o apoio”, disse o mandatário rubro-negro.

O cartola tentou deixar claro que, embora o Flamengo tenha escalado André Santos de forma irregular contra o Cruzeiro na véspera do jogo da Portuguesa, o clube não teve nenhum envolvimento na escalação do meia Heverton. “O Flamengo não tem nada a ver com isso. Diante dessas notícias, é claro que surgem especulações. Mas é matematicamente impossível que tenha havido participação do Flamengo. É melhor o MP esclarecer logo isso tudo do que ficar esse disse me disse”, avisou.

Pai de Neymar só mostrará contrato com Barcelona em caso de pedido da Justiça


Barcelona e pai do atacante alegam cláusulas de de confidencialidade e só mostrarão contrato ao Santos se forem acionados pela Justiça; Neymar da Silva está na mira do MP

Ministério Público investiga indícios de irregularidade na transferência de Neymar para Barcelona

O Santos aguarda o pai de Neymar apresentar os documentos da transferência do jogador para o Barcelona para saber se tem direito a parte dos 40 milhões de euros (R$ 132 milhões) recebidos pela N&N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda. Mas o estafe do craque e o clube catalão prometem endurecer.

A reportagem apurou que Neymar da Silva Santos e o Barcelona vão alegar que cláusulas de confidencialidade impedem que detalhes do contrato sejam divulgados. E só os mostrarão para o Santos se a Justiça assim exigir.

Vinte e sete dias antes de assinar o primeiro contrato com o Barcelona, em 2011, o pai de Neymar abriu uma empresa para "agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas, seleção e agenciamento de mão de obra". A N&N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda. foi constituída no dia 18 de outubro de 2011 e o acordo com o Barça foi firmado em 15 de novembro.

A N&N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda. e outras três empresas em que Neymar da Silva Santos aparece como sócio são alvo de investigação do Ministério Público, que apura se houve irregularidade na venda do craque para o Barcelona. A Procuradoria da República em Santos instaurou procedimento investigatório criminal e requisitou informações à Receita Federal sobre a situação das empresas e da pessoa física do empresário perante o Fisco.

A Procuradoria investiga o pai de Neymar desde o ano passado, quando descobriu um dívida tributária dele com a Receita, mas resolveu ampliar a apuração para as empresas depois que foi divulgado que o Barcelona pagou 40 milhões de euros à N&N. A empresa tem sede em São Vicente (SP) e capital de R$ 100 mil, sendo R$ 50 mil do pai do jogador e a outra metade de Nadine Gonçalves da Silva Santos, mãe do craque.

Após o acordo com o Barcelona, Neymar da Silva Santos abriu mais duas empresas, que também estão na mira do Ministério Público. Em 27 de outubro de 2011, constituiu no mesmo endereço, em São Vicente, a Neymar Store Ltda.. De acordo com registro na Junta Comercial, o objetivo social da empresa é "comércio atacadista de mercadorias em geral".

Nessa empresa, aparece como sócio do pai do jogador Carlos Eduardo Mandu Maluf, empresário da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo. Lançada com o capital de R$ 10 mil, sendo 80% de Neymar da Silva Santos e 20% de Maluf, depois a empresa teve alterado o seu capital para R$ 100 mil, mantida a divisão entre os sócios.

Em 16 de junho de 2012, o pai do jogador ampliou os seus negócios e abriu junto com a esposa a N&N Administração de Bens, Participações e Investimentos Ltda. para gerir alugueis de imóveis. O capital é de R$ 100 mil, divididos igualmente entre ele e Nadine.

Desde 2006 o casal mantém a Neymar Sport e Marketing. Com o nome fantasia NR Sports, a empresa é o carro-chefe da família. É lá que o pai do jogador dá expediente e onde foi definida a transferência do craque para o Barcelona.


Em fase de recuperação, Neymar volta a fazer trabalhos físicos no campo do Barça

Neymar torceu o tornozelo direito em 16 de janeiro, durante a vitória sobre o Getafe

Visando recuperação, atacante fez trabalhos físicos em um dos campos do Barcelona


Enquanto sua transferência para o Barcelona continua provocando polêmica, Neymar se concentra na recuperação da lesão que sofreu no tornozelo direito. Na manhã desta sexta-feira, ele voltou a treinar em campo, ainda afastado do restante do grupo e fazendo apenas trabalhos físicos, mas dando mostras de que o retorno ao time espanhol pode estar próximo.

Neymar torceu o tornozelo direito em 16 de janeiro, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Getafe pela Copa do Rei, e chegou a precisar de muletas nos primeiros dias após a lesão. A previsão inicial era de que ele ficaria de 3 a 4 semanas em recuperação, mas o jovem astro brasileiro, que completa 22 anos na próxima quarta-feira, vem evoluindo bem.

Nesta sexta-feira, enquanto o elenco do Barcelona treinava para enfrentar o Valencia neste sábado, pelo Campeonato Espanhol, Neymar utilizou um dos campos do CT do clube para fazer trabalho físico. Ao lado do fisioterapeuta Juanjo Brau, ele mostrou boa desenvoltura na atividade, aparentemente sem ter limitações ou dores no tornozelo direito.

A comissão técnica do Barcelona trabalha para que Neymar esteja em boas condições para enfrentar o Manchester City no dia 18 de fevereiro, na Inglaterra, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O atacante também não será problema para o próximo amistoso da seleção brasileira, previsto para 5 de março, contra a África do Sul.

Nesse período em que está afastado do futebol por causa da lesão Neymar tem sido notícia mundialmente por causa das polêmicas envolvendo sua transferência para o Barcelona em maio do ano passado. O conturbado caso já provocou até mesmo a renúncia do presidente do clube espanhol, Sandro Rosell, além de criar atrito entre o Santos e o pai do jogador.


Hernanes explica lágrimas e garante que Inter de Milão foi escolha própria



Vendido por 15 milhões de euros (R$ 49 milhões), meia vai assinar por quatro anos

Brasileiro não vai mais atuar pela Lazio


De acordo com Hernanes, a troca da Lazio pela Inter de Milão foi uma escolha própria, e não motivada pela diretoria, que teria forçado o meio-campista a aceitar a oferta da rival. Nesta sexta-feira, o brasileiro usou o Facebook para explicar também o motivo do seu choro durante treinamento do time.

“Quero explicar minhas lágrimas, porque vocês entenderam tudo errado. Não chorei por terem me obrigado a sair, mas sim porque há uma negociação e eu poderei deixar Roma, uma cidade que amo, com a torcida que amo. Disse ao clube que gostaria de ir, vai ser melhor pro meu profissional”, escreveu.

Hernanes ainda fez questão de deixar clara a boa relação com a cúpula da Lazio. “Quero agradecer publicamente, porque sempre foram muito justos comigo. Parte meu coração, mas quero dizer que todos vão ficar no meu coração pra sempre”, prometeu Hernanes.

Vendido por 15 milhões de euros (R$ 49 milhões), o ex-são-paulino está prestes de assinar contrato de quatro anos com a Inter, que trocou de dono recentemente – o empresário indonésio Erick Thohir injetou dinheiro no clube de Milão, que vinha fracassando no futebol local.

Hernanes estava na Lazio desde 2010, quando foi negociado pelo Tricolor paulista, e acabou se tornando ídolo da torcida. Apelidado de “O Profeta”, Hernanes, com 28 anos, chega para solucionar os problemas de meio-campo do time comandado pelo técnico Walter Mazzarri.


Banco Central vende tiragem inicial de moedas da Copa do Mundo em 1 dia


Cada uma custa R$ 1.180,00 e traz a imagem do troféu da competição

O Banco Central lançou na quarta-feira as moedas comemorativas da Copa do Mundo, com versões em ouro, prata e cuproníquel. E, somente um dia depois do início da comercialização, o primeiro lote das peças de ouro já foi todo vendido. A tiragem inicial foi de 2.720 unidades, de um total previsto de 5 mil moedas de ouro - cada uma custa R$ 1.180,00 e traz a imagem do troféu da competição que acontecerá entre junho e julho no Brasil.

"O primeiro lote da moeda de ouro comemorativa brasileira oficial da Copa do Mundo já foi completamente vendido. Novos lotes foram encomendados para atender à alta demanda pela moeda. As moedas vendidas pelo Banco do Brasil na internet também foram totalmente vendidas", informou o BC, em nota.

As moedas de prata e de cuproníquel ainda podem ser adquiridas nas representações do Banco Central. Mas é feita a advertência: nas representações do BC, o estoque é bastante limitado e o pagamento deve ser feito em dinheiro.

Os dois modelos de moedas de prata, com representações do mascote do evento e das cidades que sediarão os jogos, são vendidas por R$ 190,00 cada. Há ainda seis versões para a peça de cuproníquel, ao preço de R$ 30,00 por unidade, com figuras que simbolizam jogadas de futebol (defesa do goleiro, cabeçada, matada no peito, passe, drible e gol).

A venda total das moedas comemorativas da Copa do Mundo representa uma arrecadação de R$ 20 milhões. A Fifa receberá 10% de royalties.


Laís Souza passa por mais cirurgias e usa os olhos para se comunicar



Laís Souza passa por mais cirurgias e usa os olhos para se comunicar

Salt Lake City (Estados Unidos) — A esquiadora brasileira Laís Souza passou por um procedimento cirúrgico na tarde desta quinta-feira, no hospital de Salt Lake City (EUA), onde está internada após sofrer um grave acidente durante um treinamento.

Laís passou por uma traqueostomia, que consiste na abertura da traqueia para facilitar a respiração. Além disso, uma sonda alimentar foi colocada em seu estômago.

Os médicos responsáveis pela paciente brasileira explicaram que ela tem utilizado um aparelho especial para comunicação. Por meio deste dispositivo, a esquiadora consegue formar palavras com o movimento dos olhos.

A atleta disputaria nos Jogos Olímpicos de Sochi a modalidade Aéreos do Esqui Estilo Livre e estava em Utah em fase final de treinamento, quando sofreu o acidente ao se chocar com uma árvore. Ela sofreu lesão na vértebra, que já foi operada.

Em entrevista ao Sportv, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Júlio Nardeli, afirmou que o estado de Laís ainda é muito grave e inspira muitos cuidados.

“O atleta é diferente da população normal. É diferente do motoqueiro que cai na rua e tem a mesma lesão que ela. Do cara que cai da laje e tem a mesma lesão. Atleta sempre pode surpreender e é nisso que estamos apostando. Mas, no contexto geral, a chance dela ter lesão com sequela definitiva é grande”, declarou.

Aniversariante do dia Luís Antônio Corrêa da Costa

Luís Antônio Corrêa da Costa, mais conhecido como Müller (Campo Grande, 31 de janeiro de 1966), é um ex-futebolista e ex- treinador brasileiro



Sua carreira está identificada ao São Paulo, pelo qual foi campeão brasileiro em 1986 e em 1991, bicampeão da Libertadores em 1992 e 1993 e da Copa Intercontinental - Mundial Interclubes também em 1992 e 1993. Marcou o gol do título contra o Milan, de costas, num lance histórico para a torcida são-paulina, no finalzinho do jogo, garantindo o bicampeonato. Ainda pelo São Paulo foi campeão paulista em 1985, 1987, 1991 e 1992 e da Super copa da Libertadores de 1993.
Müller chegou ao São Paulo em 1984, mas foi em 1985, no time do técnico Cilinho, conhecido como os Menudos do Morumbi, que ele passou a ter destaque; no período em que vestiu a camisa 7 do São Paulo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Colega de treino divulga movimentos de Laís Souza: "Ela mexeu o braço"


Josi Santos acompanha de perto a recuperação da ex-ginasta nos Estados Unidos

Josi e Laís (d) treinavam juntas na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi

Companheira de Laís Souza na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que ocorrem ainda neste ano, Josi Santos segue acompanhando de perto a recuperação da ex-ginasta, que sofreu trauma na coluna cervical e está internada em hospital dos Estados Unidos. Na tarde desta quarta-feira, a atleta do esqui aéreo revelou avanço na recuperação de Laís e não conteve a euforia em publicação divulgada no Facebook.

“Deus do céu, ela mexeu o braço. Jesus, te amo mais do que tudo. Essa corrente está forte, gente. Estou muito feliz, só deu sabe o que sinto neste momento. Continuem, amigos”, afirmou Josi Santos.


Internada na Uniidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Tratada pelos médicos Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Andrew Dailey, neurocirurgião, a atleta ainda não conseguia mexer braços e pernas na manhã desta quarta-feira.

Ainda aguardando visto para embarcar para território norte-americano, a mãe da ex-ginasta, Odete Souza, recebeu passagens aéreas e hospedagem pagas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Outras atletas nacionais, como Maurren Maggi, Daniele Hypolito e Jade Barbosa demonstraram apoio a Lais.

O acidente

Ex-ginasta, que soma participações nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, Lais Souza mudou de esporte e passou a praticar o Esqui Livre no último ano. Ela estava em busca de uma vaga na disputa de Aéreos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, quando sofreu uma torção na coluna depois de uma queda durante treino em Salt Lake City, na última segunda-feira. A equipe que acompanhava a brasileira tentou repor a coluna no lugar logo após o acidente, mas


Funcionários da McLaren morrem em acidente de carro perto da fábrica



Funcionários trabalhavam no setor de desenvolvimento de carros

Enquanto as atenções da McLaren estão voltadas ao desempenho do novo bólido em Jerez de la Frontera, na Espanha, um incidente triste na noite desta quarta-feira deixou a escuderia de luto. Próximo à fábrica da equipe, em Woking, na Inglaterra, dois funcionários morreram em um acidente de carro.

Os dois funcionários, que não tiveram os nomes divulgados, trabalhavam no setor de desenvolvimento de carros esportivos e estavam a bordo de um Subaru Impreza quando se chocaram com uma van. O homem que dirigia a van foi levado a um hospital em Londres.

Por meio de sua página oficial no Twitter, a McLaren comentou sobre o acontecimento e prestou homenagem às vítimas.

“Estamos profundamente entristecidos com essa notícia. Nossos pensamentos e orações estão com os amigos e familiares dos nossos dois colegas. Enquanto isso, do lado de fora do MTC, uma visão muito comovente. Flores colocadas em memória dos nossos dois saudosos colegas”, disse a escuderia.

Lewis Hamilton, ex-piloto da McLaren, e Kevin Magnussen, contratado para defender a equipe nesta temporada, também lamentaram o acontecimento nas redes sociais.

“Estou tão triste em ouvir isso. Envio condolências à família e a todos da McLaren Automotives e McLarenF1”, disse Magnussen. “Profundamente triste com a notícia do falecimento de dois ex-companheiros da McLaren em um acidente de carro. Meus pensamentos e orações aos familiares”, afirmou Hamilton.


Massa supera Alonso e Hamilton e fica em segundo no primeiro treino pela Williams



Após 47 voltas em Jerez de la Frontera, brasileiro registrou tempo de
1min23s276

Felipe Massa ficou na segunda colocação no terceiro dia dos testes coletivos da pré-temporada

O brasileiro Felipe Massa fez nesta quinta-feira a sua estreia pela Williams e se saiu bem. Contratado após não ter o seu contrato renovado pela Ferrari, ele conduziu pela primeira vez o FW36 - carro da Williams para a temporada 2014 da Fórmula 1 - e ficou na segunda colocação no terceiro dia dos testes coletivos da pré-temporada, realizados no circuito de Jerez de la Frontera na Espanha.

Massa deu 47 voltas com a sua Williams, ocupada nos dias anteriores pelo finlandês Valtteri Bottas, e registrou o tempo de 1min23s700 na melhor delas. Assim, terminou o dia na segunda colocação.


Como havia acontecido na última quarta-feira, a McLaren voltou a dominar os treinos desta quinta-feira e terminou o dia novamente na primeira colocação, dessa vez com Kevin Magnusssen. O dinamarquês, que vai fazer a sua temporada de estreia na Fórmula 1 e na McLaren, marcou 1min23s276 na melhor das suas 52 voltas no período da tarde com o MP4-29, o carro da equipe para 2014.

Com isso, ele repetiu o resultado de Button, que foi o mais rápido da última quarta-feira. Já o inglês Lewis Hamilton ficou em terceiro lugar, com 1min23s952. O piloto da Mercedes foi quem mais registrou voltas nessa quinta-feira no circuito de Jerez - 62.

Button, companheiro de Magnussen na McLaren, ficou em quarto lugar - o inglês treinou apenas pela manhã e terminou o período inicial na primeira posição. Já o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, concluiu o dia na quinta colocação, no seu primeiro contato com o F14 T neste ano. Ele foi seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force India, pelo francês Jean Eric-Vergne, da Toro Rosso, e pelo alemão Adrian Sutil, da Sauber, que bateu no período da tarde.

Novamente, os pilotos sofreram com os problemas dos seus novos carros, ainda se adaptando ao novo regulamento da Fórmula 1. E a Red Bull, atual campeã do Mundial de Construtores, voltou a ser uma das mais afetadas, tanto que o australiano Daniel Ricciardo, novo companheiro de equipe do alemão Sebastian Vettel, nem conseguiu registrar voltas rápidas e viu a equipe encerrar as atividades de pista no dia precocemente. Situação parecida foi vivida por Caterham, com o holandês Robin Frinjs, e Marussia, com o inglês Max Chilton, que também não conseguiram marcar tempo.

A primeira semana de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 se encerra nesta sexta-feira, no circuito de Jerez. A temporada 2014 será aberta no dia 16 de março, quando ocorrerá o GP da Austrália, em Melbourne.

Confira os tempos do terceiro dia de testes da Fórmula 1 no circuito de Jerez:

1º. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min23s276 - 52 voltas
2º. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min23s700 - 47
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min23s952 - 62
4º. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min25s030 - 40
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min25s495 - 58
6º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min26s096 - 17
7º. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1mins29s915 - 30
8º. Adrian Sutil (ALE/Sauber) - 1mins30s161 - 34

Sem tempo:

Robin Frijns (HOL/Caterham) - 10 voltas
Max Chilton (ING/Marussia) - 5
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 3


Ceni protege Wellington e assume a culpa em último gol do Rio Claro

O volante Wellington estava animado na terça-feira, dia de seu 23º aniversário e véspera da partida contra o Rio Claro. Dizia-se confiante após recusar propostas de Galatasaray, da Turquia, e Internazionale, da Itália, e pronto para recuperar definitivamente a confiança dos torcedores do São Paulo. Nem mesmo uma goleada por 6 a 3 nesta quarta-feira, no entanto, impediu que ele deixasse o gramado do Morumbi sob ofensas do público.

Aos 46 minutos do segundo tempo da partida contra o Rio Claro, Wellington se atrapalhou e não conseguiu afastar a bola da área do São Paulo após uma grande defesa do goleiro Rogério Ceni. O atacante André Luiz aproveitou para marcar o último gol do time do interior paulista no Morumbi.

Ao perceber a grande irritação dos torcedores com Wellington, Ceni tratou de sair em defesa do companheiro. Passou a mão na cabeça do volante e lembrou que o gol do Rio Claro ocorreu também por falha sua. "O maior erro foi meu. Eu saí jogando errado e entreguei a bola para o ataque deles chegar para marcar", observou o veterano, repetindo mais de uma vez que era o culpado.

Com muito crédito com a torcida, ao contrário de Wellington, Ceni também se encarregou de conversar com o colega. "Ele não pode ficar brigando com a torcida, muito ao contrário. Erros e acertos acontecem dentro de uma partida de futebol", simplificou.

O São Paulo mais acertou do que errou contra o Rio Claro. A goleada desta noite deixou o time entusiasmado (à exceção, talvez, de Wellington) para disputar clássico contra o Palmeiras na tarde de domingo, no Pacaembu. "É claro que o resultado dá moral antes de uma partida importante, contra um adversário que está bem. A atuação também foi boa para o Luis Fabiano ganhar confiança", disse Rogério Ceni, lembrando os três gols do centroavante.

Luis Fabiano não se empolga com recorde pessoal e prioriza clássico


Os três gols marcados na vitória por 6 a 3 do São Paulo sobre o Rio Claro nesta quarta-feira, no Morumbi, fizeram do atacante Luis Fabiano o terceiro maior artilheiro da história do clube. Ele igualou a marca de França (182), ainda atrás de Teixeirinha (189) e Serginho Chulapa (242).

"Mas não penso muito nisso. O meu foco está voltado às vitórias. Independentemente de ter marcado três gols, o objetivo é continuar ajudando no clássico de domingo", priorizou Luis Fabiano, referindo-se à partida com o Palmeiras, no Pacaembu. "Precisamos fazer gols em jogos como esse."

De qualquer maneira, a grande atuação diante do Rio Claro deixou o centroavante animado. Há duas rodadas do Campeonato Paulista, Luis Fabiano desabafava contra a impaciência dos torcedores. Agora, ovacionado pelo público no Morumbi, concedeu longas entrevistas dentro de campo com um sorriso permanente no rosto.

"Os gols às vezes aparecem. Foi o que aconteceu hoje, e isso me deixou feliz", simplificou Luis Fabiano, que aproveitou três jogadas de Osvaldo para marcar. "Prefiro valorizar o grupo, o esforço de todo o mundo. Por isso, dou para o Osvaldo o prêmio de melhor em campo."

Novamente em alta no São Paulo, Luis Fabiano ouviu elogios do técnico Muricy Ramalho também por seu comportamento ponderado, como demonstrou ao preferir valorizar Osvaldo a si mesmo. O bom momento faz com que o centroavante sonhe em agradar outro treinador, Luiz Felipe Scolari.

"Já fui colocado como carta fora do baralho na Seleção Brasileira. Não apareci em nenhuma disputa. Falar nisso agora seria precipitação, mas sei que muita coisa ainda pode acontecer. A esperança é a última que morre. Quem vai decidir é o Felipão", concluiu o terceiro maior goleador da história do São Paulo, titular na Copa do Mundo de 2010.

Bayern de Munique bate Stuttgart com golaço de Thiago Alcântara no final



Com a vitória, o Bayern chegou a 50 pontos, contra 37 do Bayer Leverkusen

Quando parecia que o empate estava selado, Thiago Alcântara fez uma pintura

O Bayern de Munique entrou em campo em jogo válido pela 17.ª rodada do Campeonato Alemão, adiado por conta da disputa do Mundial de Clubes. Líder da competição, o time bávaro aproveitou que nenhum outro concorrente ao título atuava nesta quarta-feira e ampliou ainda mais a vantagem na ponta da tabela com a vitória por 2 a 1 sobre o Stuttgart, fora de casa, com direito a golaço de Thiago Alcântara.

Com a vitória, o Bayern chegou a 50 pontos, contra 37 do Bayer Leverkusen, segundo colocado. Agora, voltará a campo no domingo, pela 19.ª rodada, para pegar o Eintracht Frankfurt, em casa. Já o Stuttgart é apenas o 12.º colocado, com 19 pontos, e pegará justamente o Bayer Leverkusen no sábado.

Apesar do triunfo bávaro, quem começou melhor foi o Stuttgart, que abriu o placar no primeiro tempo. Aos 29 minutos, Ibisevic aproveitou confusão na área e erro da arbitragem, que não viu impedimento de Abdellaoue, para tocar na saída de Neuer e marcar.

O gol acordou o Bayern, que foi para cima, mas parava nas defesas do goleiro Ulreich. Isso até os 31 minutos da etapa final, quando Pizarro empatou. Após cobrança de falta da esquerda, o veterano peruano, de 35 anos, subiu mais que a defesa e desviou para a rede.

Quando parecia que o empate estava selado, Thiago Alcântara fez uma pintura para, aí sim, definir o placar. Nos acréscimos, Rafinha recebeu pela direita e cruzou para a área. O meia brasileiro naturalizado espanhol emendou de voleio, de primeira, para marcar seu primeiro gol em jogos do Alemão e confirmar a virada.


Pai do atacante Neymar terá sua empresa investigada pelo Ministério Público

Empresa do pai do jogador recebeu um valor à parte da negociação com o Barcelona

Empresa do pai de Neymar está na mira do Ministério Público por causa de transferência do atleta

Um dia depois de fazer um pronunciamento no qual confirmou que recebeu 40 milhões de euros do Barcelona como uma espécie de "indenização" na transação que fez seu filho deixar o Santos e desembarcar no Camp Nou em 2013, o pai de Neymar entrou na mira do Ministério Público Federal (MPF). Por meio de nota oficial, a Procuradoria da República informou nesta quarta-feira que o MPF em Santos está requisitando informações à Receita Federal sobre a empresa N&N Sports, que foi criada por Neymar da Silva Santos e usada para o recebimento de parte do dinheiro da transação de 86,2 milhões de euros que levou o atacante brasileiro ao clube catalão.

Por causa de suspeitas de sonegação de impostos e após informações divergentes sobre o real valor da venda do jogador, a Procuradoria da República "instaurou procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar eventual crime contra a ordem tributária", confirmou a nota oficial, na qual destacou que o MPF já enviou ofício ao delegado da Receita Federal em Santos requisitando uma série de informações por "conta de suposto recebimento de recursos que chegariam à ordem de R$ 130 milhões".

A Procuradoria da República ainda revelou que, durante a investigação instaurada pelo Ministério Público, "informações fornecidas pela Fazenda Nacional indicariam a existência de débitos tributários". Em razão das suspeitas, o órgão do governo também informou que o MPF estuda requisitar informações às autoridades espanholas, que também investigam a contratação por causa das divergências de valores apresentadas até aqui.

O procedimento investigatório criminal está sendo liderado pelo procurador da República Thiago Lacerda Nobre, e acabou sendo oficialmente confirmado após o pai de Neymar ter admitido que o Barcelona pagou à sua empresa 40 milhões de euros como fruto de um acordo inicialmente firmado com o clube espanhol em 2011.

Em 2011, o Barça concordou em pagar 10 milhões de euros de adiantamento a Neymar da Silva Santos, que também é agente do astro brasileiro, em um acordo que previa a devolução de 40 milhões de euros ao time espanhol caso o jogador optasse por assinar contrato com outro clube. E o mesmo acordo previa o pagamento de pagamento de 40 milhões de euros como contrapartida ao pai do atleta caso ele acertasse sua futura ida ao Barça, o que de fato aconteceu.

Antes do pronunciamento do pai de Neymar, o novo presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, admitiu, na última sexta, que a transação total para contratar o craque brasileiro custou 86,2 milhões de euros aos cofres do clube. Porém, o dirigente garantiu que o Barça não mentiu quando anunciou anteriormente que o jogador foi contratado por 57,1 milhões de euros. Ele explicou que o restante do valor é referente a luvas, parcerias sociais entre o clube e a Fundação Neymar e ações de marketing.

A polêmica transação, no caso, acabou sendo decisiva para a renúncia de Sandro Rosell à presidência do clube espanhol, após o ex-mandatário ter entrado na mira da Justiça espanhola, depois de um sócio do clube ter o acusado de não revelar o real valor na negociação que levou Neymar ao Barcelona.

Apesar das suspeitas que recaem sobre ele, o pai de Neymar afirmou, na última terça-feira, não temer problemas com a Receita Federal no Brasil e na Espanha. "Eu pedi para o Barcelona quebrar a confidencialidade do contrato, mas é algo que existe para proteger a pessoa física e a família do Neymar. A gente não expõe valores, mas pedi ao Bartomeu para abrir o contrato. Não devo nada às Receitas da Espanha e do Brasil. Espero que acreditem nestes esclarecimentos. Queremos paz", disse.

Barcelona goleia Levante no Camp Nou e vai à semifinal da Copa do Rei

Barcelona enfrentará Real Sociedad ou Racing Santander

Alexis Sanchez marcou dois gols na goleada do Barcelona sobre o Levante, nesta quarta

Depois da vitória do Barcelona sobre o Levante por 4 a 1, fora de casa, na ida, a partida de volta das quartas de final da Copa do Rei, no Camp Nou, parecia mera questão de formalidade. Mas o time catalão aproveitou a oportunidade para dar mais um show e, nesta quarta-feira, voltou a golear o adversário, desta vez por 5 a 1. O resultado lhe garantiu a vaga nas semifinais da competição.

Agora, o Barcelona aguarda para conhecer seu adversário, que sairá nesta quinta. Depois de vencer por 3 a 1 na ida, em casa, a Real Sociedad entrará em campo em vantagem diante do Racing Santander, na casa do adversário. Na outra semifinal, já decidida, um clássico da capital espanhola: Real Madrid x Atlético de Madrid.

Mesmo com o placar elástico, quem saiu na frente nesta quarta foi o Levante, aos oito minutos. Após escanteio da direita, Loukas Vyntra subiu mais que a zaga e cabeceou. A bola ia longe, mas bateu nas costas de Sergi Roberto e entrou. O gol animou os visitantes, mas isto duraria pouco.

Aos 28, o brasileiro Adriano deixou sua marca ao receber pela esquerda e arriscar de fora da área, cruzado. Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, o Barcelona virou. Puyol aproveitou escanteio cobrado da esquerda, se antecipou à zaga e fuzilou de cabeça, sem chances para o goleiro.

Na etapa final, a vitória virou goleada. Aos cinco minutos, após boa jogada pela esquerda, Montoya tocou para Sánchez marcar. O próprio Sánchez ampliou apenas dois minutos depois, aproveitando rebote da trave. Aos 23, depois de bela troca de passes na entrada da área, Fàbregas recebeu pela direita, cortou o marcador e bateu para selar o placar.

Médicos reduzem sedação para tirar Michael Schumacher de coma, diz rádio


Segundo a rádio, intenção é ver como Schumi reagirá com a diminuição dos remédios

Nesta quarta-feira, exatamente um mês depois de ser internado em coma após sofrer um acidente de esqui na França, Michael Schumacher pode dar os primeiros passos para uma recuperação considerada milagrosa. Isto porque, de acordo com a tradicional rádio francesa RMC, os médicos do Centro Hospitalar Universitário de Grénoble começaram a reduzir a sedação do ex-piloto aos poucos.

A intenção, de acordo com o veículo, é ver como o heptacampeão mundial reagirá com a diminuição dos medicamentos que vêm mantendo-o em coma no último mês. Ainda segundo a rádio, o neurocirurgião Stéphan Chabardes, um dos médicos responsáveis pelo tratamento do almeão, confirmou que Michael está, de fato, em fase de recuperação.

Apesar disto, também nesta quarta-feira, a assessora de imprensa de Schumacher, Sabine Kehm, emitiu um novo comunicado, mas sem atualizar as informações sobre o estado de saúde do germânico. Ela apenas pediu para que as pessoas não acreditassem em palavras que não fossem as oficiais dos médicos que vêm tratando do ex-piloto.

“Estou salientando novamente que qualquer declaração sobre a saúde de Michael que não venha dos médicos que estão tratando dele ou de sua equipe deve ser considerada especulação”, afirmou Sabine. “Repito que não vamos comentar nenhuma especulação”, acrescentou.

Desta forma, oficialmente, Michael Schumacher segue em estado crítico e estável, mesma situação na qual se encontra desde os primeiros dias após o acidente. Ele se lesionou quando foi esquiar com o filho, Mick, e um grupo de amigos na estação de Méribel, em Saboia. O ex-piloto escorregou após passar por uma pedra escondida sob a neve e caiu, batendo a cabeça em uma outra rocha. Michael estava rodando fora de pista no momento do acidente, segundo apontaram as investigações da polícia de Albertville.

O alemão foi levado foi levado ao hospital de helicóptero, e a suspeita inicial era de que a pancada havia sido leve. Porém, horas mais tarde, o traumatismo craniano sério e o coma foram confirmados. Desde então, ele já passou por duas cirurgias para reduzir a pressão intracraniana e para a remoção de coágulos. Os médicos, entretanto, não divulgam novas informações sobre a condição do heptacampeão desde o último dia 17, quando revelaram que Schumacher sofreu “lesões cranianas sérias e difusas”.

Com placar de tênis, São Paulo passa fácil pelo Rio Claro no Morumbi


A noite desta quarta-feira foi fabulosa para o São Paulo. No último dos três jogos que disputou em sequência no Morumbi, a equipe comandada por Muricy Ramalho contou com três gols de Luis Fabiano – mais um de Ademilson e outros de Ewandro e de Antônio Carlos – para fazer 6 a 3 sobre o Rio Claro (um verdadeiro placar de set de tênis). Até mesmo quem descontou primeiro para o time do interior foi um são-paulino: o uruguaio Álvaro Pereira, que anotou contra. Patrik e André Luiz tiraram proveito do relaxamento adversário para minimizar um pouco mais a goleada.

O resultado manteve o São Paulo na liderança do grupo A do Campeonato Paulista, agora com 9 pontos ganhos após a derrota fora de casa para o Bragantino e as três vitórias (sobre Mogi Mirim, Oeste e agora Rio Claro) consecutivas no Morumbi. O time chegará confiante, portanto, para disputar o clássico com o Palmeiras na tarde de domingo, no Pacaembu.

O Rio Claro figura justamente na chave do Palmeiras, a D, do Estadual. Está na lanterna, ainda com 4 pontos, pois havia vencido o Atlético Sorocaba, empatado com o Linense e caído diante do Penapolense antes de enfrentar o São Paulo. Na noite de sábado, buscará a reabilitação diante do Comercial, em Ribeirão Preto.

O jogo – O Rio Claro estava animado para atuar no Morumbi. Quase duas horas antes de a partida contra o São Paulo começar, os jogadores do time do interior paulista passearam pelo gramado – muitos deles com os olhares distantes, além das arquibancadas vazias. Eles foram a campo com antecedência também no momento em que a bola rolaria de verdade.

Com a aparição do São Paulo, contudo, o Rio Claro pareceu desaparecer. Autor de dois gols na rodada passada do Campeonato Paulista, o zagueiro Antônio Carlos puxou a fila de comandados de Muricy Ramalho ao gramado e foi logo o primeiro a acuar os visitantes no Morumbi. Aos três minutos de jogo, recebeu passe na ponta esquerda e bateu cruzado, perto da meta.

Apesar de sua evidente superioridade, o São Paulo se atrapalhou um pouco até assumir definitivamente o controle do jogo. Precipitou-se e errou alguns passes, a maior parte deles com Luis Ricardo pelo lado direito, e usou da força para conter qualquer sinal de empolgação do Rio Claro. O volante Wellington chegou a ouvir uma bronca do árbitro Luiz Vanderlei Martinucho e a ser punido com o cartão amarelo.



Bastaram 11 minutos, no entanto, para o São Paulo deixar de lado qualquer desconfiança dos torcedores e inaugurar o marcador diante do Rio Claro. Osvaldo se encarregou de encher o pé em um chute de fora da área, e o goleiro Cléber Alves se assustou a ponto de dar rebote. Luis Fabiano aproveitou para ficar com a bola e estufar a rede.

O gol era o que faltava para o São Paulo se soltar. Mais uma vez, o esquema tático que Muricy adotou a partir da segunda rodada (com três atacantes, e não mais três volantes) passou a se mostrar eficaz. Os donos da casa envolviam o adversário através da velocidade de Ademilson, que nem sempre sabia o que fazer com a bola após a correria, e principalmente Osvaldo.

Aos 16 minutos, foi novamente uma jogada de Osvaldo que culminou em um gol do São Paulo. O cearense fez bela enfiada de bola para Luis Fabiano, que aproveitou outro vacilo da defesa do Rio Claro para se projetar dentro da área, passar pelo goleiro e completar para a meta, quase caído. Depois, ele só precisou se levantar para escutar a torcida gritar o seu nome.

Inspirado, o goleador ainda anotou mais um antes do segundo tempo. Mais uma vez, com a ajuda de Osvaldo, que executou grande jogada pela esquerda e acionou o companheiro na entrada da área. Luis Fabiano concluiu no canto, praticamente decretando o resultado positivo do São Paulo. Sem forças para reagir, o Rio Claro mexeu ainda na primeira etapa, com o atacante André Luiz no lugar de Robson.

O que realmente não mudou no segundo tempo foi o panorama da partida. O São Paulo era soberano no Morumbi. Aos 11 minutos, voltou a balançar a rede. O uruguaio Álvaro Pereira fez bonita tabela com Ganso na esquerda e cruzou. A bola passou pelo goleiro Cléber Alves, mas não por Ademilson, que empurrou para dentro e transformou a vitória parcial em goleada.

Já em seguida, Osvaldo não deixou a sua marca por pouco. Ele avançou livre de marcação, entrou na área e parou na grande defesa do goleiro. O quinto gol não saiu naquele instante, mas Muricy já tinha tranquilidade suficiente para promover testes no São Paulo. Colocou primeiro o novato Boschilia na vaga de Ganso, que foi reverenciado pela torcida ao sair do gramado.

Mais desatento e menos entrosado, o São Paulo permitiu que o Rio Claro descontasse. Aos 25 minutos, André Luiz construiu a jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Álvaro Pereira tentou se adiantar para cortar e, com um carrinho, anotou o gol contra. Nada que tirasse a paciência de Muricy Ramalho, que colocou Ewandro e Douglas nas posições dos ovacionados Luis Fabiano e Osvaldo em seguida.

Foram justamente as duas últimas apostas de Muricy que aumentaram a goleada. Aos 36, Douglas ganhou da defesa do Rio Claro pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Ewandro complementar e anotar o seu primeiro gol como profissional. Aos 39, porém, o Rio Claro conseguiu descontar de novo. Patrik foi lançado, carregou a bola até a entrada da área e concluiu colocado, no canto, para interromper os gritos de “olé” da torcida são-paulina.

Ainda havia mais preocupação para o público. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Wellington falhou após uma grande defesa de Rogério Ceni e deixou a bola para André Luiz fazer o seu gol. Antônio Carlos, entretanto, devolveu o sorriso para os torcedores ao fechar a goleada depois de uma cobrança de escanteio: 6 a 3.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 6 X 3 RIO CLARO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29 de janeiro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho (SP)
Assistentes: Mauro André de Freitas e Samuel Augusto Vieira Paião (ambos de SP)
Público: 5.895 pagantes
Renda: R$ 146.820,00
Cartões amarelos: Wellington e Paulo Henrique Ganso (São Paulo); Léo Costa, Carlinhos, Anderson Luís e Alex Bruno (Rio Claro)
Gols: SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 11, aos 16 e aos 28 minutos do primeiro tempo; Ademilson, aos 11, Ewandro, aos 36, e Antônio Carlos, aos 48 minutos do segundo tempo; RIO CLARO: Álvaro Pereira (contra), aos 25, Patrik, aos 39 e André Luiz, aos 46 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Wellington, Maicon e Paulo Henrique Ganso (Boschilia); Ademilson, Luis Fabiano (Ewandro) e Osvaldo (Douglas)
Técnico: Muricy Ramalho

RIO CLARO: Cléber Alves; Carlinhos, Alex Bruno, Marcos Vinícius e Anderson Luís; Rodrigo Celeste (Nando Carandina), Samuel, Léo Costa e Patrik; Robson (André Luiz) e Alex Afonso (Caio Vinícius)
Técnico: Fahel Júnior

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Banco Central sabe, mas não diz quanto custou Neymar



contrato cambial da maior venda da história do futebol brasileiro para o exterior deixou rastros no Banco Central e foi responsável pela quebra de um recorde em 2013. O Correio Braziliense teve acesso ao levantamento anual do órgão federal sobre as transferências internacionais de jogadores no ano passado. Negociado por US$ 117,7 milhões pelo Santos com o Barcelona, o atacante Neymar levou o registro do Sistema de Informações (Sisbacen) a detectar a maior alta na movimentação monetária envolvendo a exportação de atletas. As negociações de Bernard do Atlético-MG para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e de Paulinho do Corinthians para o Tottenham, da Inglaterra, também ajudaram a atingir o montante de US$ 311,4 milhões (R$ 666,4 milhões), superando os US$ 238,6 milhões (R$ 577,4) aferidos em 2008 — ano da venda do zagueiro Thiago Silva do Fluminense para o Milan, por US$ 24 milhões.

O Banco Central monitora os contratos cambiais da seguinte forma. O Barcelona e o pai de Neymar dizem que o craque foi vendido por 86,2 mihões de euros — US$ 117,7 milhões na moeda adotada pelo levantamento do BC. No ato do pagamento em qualquer banco do país, o dinheiro depositado é contabilizado automaticamente no programa responsável por catalogar as transferências. Como o valor que caiu na conta das empresas da família de Neymar, do Santos e dos investidores envolvidos na transferência é mantida em sigilo pelo BC, não é permitido saber ao certo quanto do montante registrado recorde de 2013 diz respeito à saída do astro.

Na entrevista coletiva concedida ontem, em Santos, Neymar pai deu a versão dele para a polêmica transferência. “A gente não expõe valores, mas pedi ao Bartomeu (presidente do Barça) para abrir o contrato. Não devo nada às Receitas da Espanha e do Brasil. Espero que acreditem nestes esclarecimentos. Queremos paz”, disse.

Divisão
Em reais, Neymar teria deixado o futebol brasileiro por 284,5 milhões. Do total, R$ 132 milhões foram pagos à empresa do pai de Neymar cujo nome é N&N. O Santos teria recebido R$ 56,5 milhões. O craque também ganhou R$ 33 milhões de luvas. A distribuição da quantia paga pelo Barcelona inclui ainda R$ 8,9 milhões para uma comissão de agentes, R$ 6,6 milhões relativos a um acordo para monitorar promessas do Santos, R$ 26,1 milhões pela prioridade em três promessas do Peixe — Giva, Gabriel e Victor Andrade —, R$ 8,2 milhões de um acordo da fundação Barcelona com o Instituto Neymar Jr. e outros R$ 13,2 milhões referem-se a direitos de imagem.

Fifa
Segundo dados da entidade, em 2013, o número de jogadores brasileiros alvo de transferências internacionais foi de 1.530. No ano anterior, havia sido de 1.463. De acordo com a entidade máxima do futebol, nenhum outro país foi responsável por tantos contratos pelo mundo quanto o Brasil.

Saiba mais
O BC não informa o número de contratos cambiais, que atingem o valor de US$ 311,4 milhões. Porém, dado de 2007 do órgão mostra que a falta de controle fiscal sobre os times causa prejuízo aos cofres do país. Há sete anos, os contratos cambiais atingiram US$ 131 milhões. O total era relativo a 343 atletas, mas, no mesmo ano, saíram do Brasil 851 jogadores.

Wellington diz ter rejeitado a Europa por nova fase no São Paulo

O volante Wellington suou o uniforme de treinos do São Paulo durante boa parte do dia em que completou 23 anos. Na movimentação desta terça-feira, o aniversariante não se contentou apenas com o sério treinamento tático comandado por Muricy Ramalho e com o descontraído rachão ao lado do restante do elenco. Sorridente, também gastou alguns minutos, sozinho em um dos campos do CT da Barra Funda, exercitando passes e finalizações. Tudo em nome de uma nova fase no clube do Morumbi.

Criticado pelo mau desempenho na temporada passada, Wellington se disse muito disposto a acabar definitivamente com o mau momento em 2014. Sem deixar de valorizar o seu passado, que já teria despertado a cobiça de um clube da Turquia e de outro da Itália. "Confirmo as propostas que vi, de Galatasaray e Inter de Milão", divulgou o volante, que teve o seu contrato com o São Paulo renovado até outubro de 2018, com aumento salarial. "Sempre sonhei com a Europa, não vou mentir, e fiquei feliz em ser valorizado com as propostas. Mas quero seguir no São Paulo, voltando a ter a raça de antigamente a correr o que eu corria."

Apesar de ter dado um voto de confiança a Wellington, dirigentes do São Paulo têm repetido que esperam mais do volante (assim como do meia Jadson e do atacante Luis Fabiano, por exemplo) nesta temporada. O vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes é um dos que apontam a expectativa de rever boas atuações dos atletas como uma justificativa contra o desespero em busca de reforços.

"Sei que, se não estiver bem sempre, vou sair do time. Dei uma caída, sim, e tenho consciência de que preciso melhorar cada vez mais. A crítica faz parte do nosso trabalho. Estou no São Paulo Futebol Clube. Se não quiser escutar crítica, tenho que ficar no sofá de casa", aceitou Wellington, sem palpitar sobre as reações dos dirigentes à sua sequência de jogos como titular em 2014. "A pergunta deve ser feita a eles", afirmou.

Ao menos Muricy Ramalho tem se mostrado satisfeito com a evolução de Wellington. Na pré-temporada, o técnico elogiou o preparo físico do volante e explorou a sua versatilidade para utilizá-lo até como armador de jogadas. "Creio que estou fazendo por merecer a oportunidade. Agradeço ao Muricy por isso. Afinal, não é à toa que estou há sete anos aqui. Quero continuar, pois é a minha casa, onde cresci", discursou o jogador, que se diz torcedor do São Paulo desde a infância.

Para continuar em alta, Wellington sabe que precisa continuar a se dedicar. Até mesmo no dia do seu aniversário. "Tenho que melhorar muitas coisas. O passe é uma delas. Por isso, fiz aquele treino separado. Também estou vendo o VT dos nossos jogos e fico me cobrando muito, até porque quem joga no meio-campo não pode falhar. Estou errando só dois passes por partida, e isso me deixa feliz. Quero evoluir até o dia em que não errarei nenhum", projetou.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Aniversariante do dia Wellington Aparecido Martins

Wellington Aparecido Martins

(São Paulo, 28 de Janeiro de 1991) é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente, defende o São Paulo.

Revelado nas Categorias de Base do São Paulo, Wellington vem se destacando pelo time, que rendeu-lhe várias convocações para as divisões inferiores da Seleção Brasileira de Futebol. O volante foi campeão com a Seleção Brasileira Sub-19 do Torneio Internacional do Mediterrâneo, realizado na Espanha, onde além de ser capitão da Seleção foi eleito o melhor jogador do torneio.

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo apresentam novo RB10 com bico pontudo





Poucas mudanças foram realizados no carro em relação ao modelo do último ano
Comparado ao antecessor, novo modelo não apresenta grandes mudanças em questão de design e cor




Campeã nas últimas quatro temporadas, a Red Bull apresentou, nesta terça-feira, o novo carro que será usado na temporada para manter o domínio na Fórmula 1. Ao contrário de outras equipes, a escuderia foi mais discreta e apresentou o RB10 com um bico estreito e pontudo no pit-lane de Jerez de la Frontera, na Espanha, onde serão realizados os primeiros testes de pré-temporada que têm início nesta terça.
Os responsáveis por mostrarem o carro foram Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que tiraram a capa preta que cobria o veículo. Comentando sobre as mudanças, Adrian Newey, projetista da equipe, comentou o que era esperado e garantiu que a principal diferença em relação aos modelos anteriores é o motor, que teve a alteração imposta no regulamento.

“É a maior mudança de motor, com certeza, desde que os turbos desaparecem no final dos anos 80. Obviamente, a Renault (fornecedora de motores) é a principal responsável por eles, e é apenas nosso trabalho instalá-lo na forma mais pura possível”, disse Newey.

Comparado com o antecessor, o novo modelo não apresenta grandes mudanças em questão de design e cor, como fizeram algumas equipes que adotaram mudanças mais drásticas. As principais alterações aconteceram devido ao novo regulamento, como o bico, que é feito em carbono e tem a pintura feita para que ele seja disfarçado.


Futebol chinês faz Antonio Carlos se desanimar: "Não dá pra brigar"

Ex-time do zagueiro Antonio Carlos, o Botafogo foi um dos que mais sofreram com os clubes chineses, que tiraram o meia Hyuri e o atacante Rafael Marques de General Severiano. Já no Morumbi, a baixa ficou por conta de Aloísio, vendido ao Shandong Luneng. Pela parte do defensor, só lamentos.

“Todo mundo que tá aqui tá indo embora. Esse mercado chinês tá agarrando muita gente, os clubes não conseguem brigar com eles. Mas o São Paulo sempre contrata bem, espero que os reforços sejam de qualidade”, pediu, ciente das negociações com Souza e Pabón.

Atacante colombiano, Pabón já deixou o Valencia para fazer exames médicos e assinar contrato de um ano e meio com o clube tricolor. Já o volante tem situação um pouco mais complicada, uma vez que o Grêmio pede a inclusão de Rhodolfo nas negociações.

No último domingo, o lateral-esquerdo Álvaro Pereira estreou e já rendeu elogios. O uruguaio deu até assistência para Antonio Carlos marcar seu segundo gol. Porém, o contratado da Inter de Milão ainda precisa readquirir ritmo de jogo.

O São Paulo ocupa a liderança do Grupo A do Campeonato Paulista, com seis pontos, e vem de dois triunfos consecutivos. O próximo adversário na competição estadual será o Rio Claro, nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Morumbi.

Antonio Carlos elogia Álvaro Pereira e já nota evolução do São Paulo

A estreia do lateral-esquerdo Álvaro Pereira rendeu elogios são-paulinos – contra o Oeste, o uruguaio foi bem e até deu assistência para o segundo gol do time. Autor dos dois tentos no Morumbi, o zagueiro Antonio Carlos fez questão de já dar um parecer positivo do reforço.

“Ele sempre tenta conversar com todo mundo, de como bater os escanteios, e tem cabeça boa, isso facilita muito. Ontem (domingo) não pode jogar o jogo inteiro porque estava sem ritmo, infelizmente, mas é um cara que pode nos ajudar muito ainda”, comemorou.

Após a segunda vitória no Campeonato Paulista, o beque também notou uma evolução na equipe, principalmente depois de uma bronca do técnico Muricy Ramalho. “O professor reclamou bastante que a gente não estava ficando com a bola, mas vamos resolver isso aos poucos”, prometeu.

De acordo com Antonio Carlos, ele e seus colegas poderão começar a ser cobrados por todos a partir da quarta rodada do Estadual. “Precisamos de uns três, quatro jogos. Precisamos de forma física e, depois, de ritmo de jogo”, receitou o jogador de 30 anos.

Líderes do Grupo A, com seis pontos, os comandados de Muricy Ramalho voltarão a campo nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), para pegar o Rio Claro, no Morumbi. Os adversários aparecem na lanterna da chave D, com dois tentos a menos.


Pai de Neymar nega pré-contrato de 40 milhões de euros e não teme Receita



Em pronunciamento à imprensa, Neymar da Silva garantiu que não recebeu adiantamento para conceder prioridade ao clube catalão na contratação do atacante

"Quero dar paz para o Neymar jogar a Copa do Mundo este ano, livre de especulações. Viemos esclarecer toda a situação do contrato por causa disso”. Esta frase foi proferida pelo pai do camisa 10 da Seleção Brasileira, nesta terça-feira, em Santos. Neymar da Silva Santos convocou a imprensa ao escritório da empresa NR Sports e deu a sua versão sobre a polêmica envolvendo a contratação do atacante junto ao Barcelona, no meio do ano passado. O pai do jogador disse não temer a Receita Federal e revelou que não recebeu adiantamento de 40 milhões de euros em 2011 para vender Neymar ao Barcelona.

De acordo com o empresário, porém, houve um acordo, ainda em 2011, com o clube catalão, que pagou 10 milhões de euros para “assegurar” a prioridade na compra do jogador, e desembolsaria mais 30 milhões de euros se o acordo fosse concretizado antes de 2014. Caso o camisa 11 não fosse para o Barça, porém, os 40 milhões de euros seriam devolvidos ao Barça. Além disto, o empresário explicou os motivos pelos quais o contrato de Neymar com o Barcelona foi aberto à imprensa.

“Pedi para o Bartomeu (novo presidente do Barcelona) abrir o contrato para proteger a pessoa física e a família do Neymar. Repito que não devo nada às Receitas do Brasil e da Espanha, nada. Espero que acreditem nesse pronunciamento, porque queremos paz. Esses 40 milhões (não declarados) foram recebidos porque ele saiu antes. Eu tinha propostas maiores. Estou fazendo isso para dar paz ao meu filho, não quero que isso gere confusão “, disse.

Neymar pai ainda explicou que poderia receber mais dinheiro caso o seu filho ficasse no Brasil em 2013, e fosse negociado apenas em 2014. “Ele podia sair por zero dinheiro em 2014, e eu teria mais de 120 milhões de euros sozinho, porque havia propostas de outros clubes nesse valor. Espero que seja a última vez que eu tenha de vir às câmeras esclarecer isso. E que a torcida do Santos fique tranquila”, acrescentou, antes de revelar que foi ele mesmo que pressionou a diretoria do Peixe a vender Neymar ainda em 2013.

“Em junho de 2013, o Brasil já tinha escolhido seu herói. Eu, como pai e empresário, sabia que se perdêssemos a Copa das Confederações com manifestações no Brasil os estádios seriam quebrados, e o vilão seria o Neymar. Por isso falei ao Luis Álvaro (presidente do Santos à época) e ao Odilio (atual presidente): ‘permitam que meu filho vá embora. Por favor, é um pedido de pai. Não quero sair com tudo ou nada, mas permitam que o negócio seja realizado’”, esclareceu.

Por fim, o empresário citou até o meia Paulo Henrique Ganso para justificar o acordo com o Barça ainda em 2011, quando Neymar havia recebeu uma proposta maior do Chelsea, e recusou. “O Neymar só sairia do Santos para o Barcelona. Se eu falo que fiz um pré-negócio em 2011, iam falar que ele já estava negociado. Meu trabalho era blindar e potencializar o lucro. Naquele momento, vimos o cavalo selado passar dez vezes. Uma hora pode não dar certo”, disse.

“Nós amamos um jogador: Ganso. É um exemplo. É um dos maiores do mundo. Meu filho e ele cresceram juntos. Mas tiveram histórias diferentes. Hoje o Ganso está em um grande clube, mas não está na Europa e perdeu a chance de se realizar financeiramente. Imagina se acontece o mesmo com Neymar? Perderia 40 milhões de euros. O cavalo passou selado para o Ganso, mas ele se machucou e hoje ainda é questionado”, decretou.

Entenda o caso:

Neymar se transferiu ao Barça em julho do ano passado, após conquistar o tetracampeonato da Copa das Confederações com a Seleção Brasileira. Na época, os valores não foram divulgados, mas, meses depois, o até então diretor Josep Maria Bartomeu revelou que o negócio custou 57 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões). Este valor, então, passou a ser adotado como oficial até mesmo pelo até então presidente do Barça, Sandro Rosell.

Porém, há aproximadamente duas semanas um sócio do clube catalão acusou o mandatário de desviar 40 milhões de euros (cerca de R$ 130 milhões, na cotação atual) a uma empresa do pai de Neymar durante a transação. Desta forma, segundo a acusação, os valores divulgados da transferência seriam “fictícios” e chegariam aos 86,2 milhões de euros. A única coisa que se sabe, no entanto, é que a polêmica está sendo investigada pela Justiça Espanhola.