O São Paulo aguarda o fim do ano para resgatar as campanhas envolvendo
'Clube da Fé', antigo apelido do clube, usado em campanha em mídias
sociais antes e depois da sofrida vitória sobre o Atlético-MG que
classificou o time às oitavas de final da , em abril
deste ano. Agora, o departamento de marketing aguarda o fim de outras
iniciativas para reativar a campanha que deu certo no primeiro semestre.
Agora, a diretoria são-paulina explica que tem de aguardar o fim das
últimas ações para poder retomar os projetos com o Clube da Fé. Nos
últimos tempos, o clube lançou camisas e promoveu diferentes campanhas
nas redes sociais: primeiro, a '3Cores1SóTorcida', como foi denominada a
promoção de ingressos, que chegaram a custar R$ 2 para
sócios-torcedores; depois, promoveu a volta de Muricy Ramalho com 'Aqui é
trabalho'. Por último, lançou a 'Segura o Boi', que brinca com as
voadoras de Aloísio, conhecido como Boi Bandido, que caiu nas graças do
torcedor.
O São Paulo pretendia intensificar o 'Clube da Fé', mas não teve como
fazê-lo, pois logo depois do lançamento e da classificação à próxima
fase, o time foi eliminado pelo mesmo Atlético-MG nas oitavas de final.
Mesmo sem camisas lançadas, a campanha foi a que mais movimentou os
trabalhos do clube nas redes sociais.
O departamento de comunicação adotou o apelido do clube em todos os
comunicados de texto e vídeo no site do clube. Houve criação de imagens
personalizadas – o clube passou a tratar todos os jogadores com
auréolas sobre as cabeças – e divulgação nas redes sociais. Os
torcedores foram incentivados a "decorar" as fotos de perfil em redes
como o Twitter e o Facebook com o layout do Clube da Fé. Por tudo isso,
acredita que esta é a iniciativa com maior potencial.
Clube da Fé foi um dos primeiros apelidos que o São Paulo ganhou. Foi
criado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, em 1937, dois anos após a nova
fundação do clube. O nome foi usado por conta das dificuldades que o São
Paulo teve para se manter nos dois primeiros anos após ressurgir.
Quando foi readotado pelo marketing, em abril, o São Paulo corria sério
risco de ser eliminado na fase de grupos da Libertadores, ainda sob o
comando de Ney Franco. O time precisava contar com um tropeço do
Strongest (BOL) contra o Arsenal de Sarandí (ARG) e tinha a necessidade
de bater o Atlético-MG – melhor time da primeira fase – no Morumbi. As
duas situações aconteceram, e o time passou às oitavas.
Na ocasião, até o goleiro Rogério Ceni comprou a ideia do marketing. O
goleiro, que marcou um gol de pênalti na partida, disse após o jogo que
"conversou com Deus" ao caminhar de sua área até a área adversária. A
ideia era aliar a declaração ao conceito da Fé que levava o apelido
utilizado. As ações para ocasiões futuras só não prosseguiram por conta
da eliminação nas oitavas.
Neste momento, o marketing do clube vê a postura otimista do torcedor
com boa aceitação à campanha que já deu certo neste ano. O São Paulo
passou quase dois meses na zona de rebaixamento do Brasileirão, se
recuperou com Muricy Ramalho e agora tem a chance de fechar o ano com o
título da Copa Sul-Americana e brigando na parte de cima da tabela do
campeonato nacional, como chance de classificação à Copa Libertadores de
2014.
Copa Libertadores
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