»

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

UEFA implementa punições severas a clubes por atitudes racistas de torcedores


Zenit foi punido por incidentes ocasionados por torcedores, em jogo em Viena, pela Champions

Olympiacos e Zenit foram penalizados recentemente por atos racistas de torcedores


Os insultos racistas da torcida do Real Garcilaso ao volante do Cruzeiro Tinga, em partida válida pela Copa Libertadores, nessa quarta-feira, em Huancayo, levantaram novamente a discussão sobre qual deveria ser o nível da punição nesses casos. Na Europa, as crescentes manifestações de discriminação racial levaram a Uefa a discutir penas severas aos envolvidos, sejam jogadores, dirigentes ou clubes, que serão responsabilizados por comportamento dos torcedores.

Em maio de 2013, o Comitê Executivo da Uefa aprovou uma suspensão mínima de 10 partidas a quem apresentar comportamentos racistas nos campos de futebol. Pelas normas disciplinares da entidade europeia, se ocorrer algum ato racista nas arquibancadas em partidas organizadas pela Uefa, como a Liga dos Campeões e Liga Europa, a primeira punição para os clubes não será apenas uma multa, mas o fechamento parcial do estádio. Se persistir o comportamento, o local será fechado completamente, ficando sem a presença de público, e será imposta uma multa no valor de US$ 50 mil.

Embora a Uefa só possa impor punições em competições que organiza, as 53 associações nacionais que compõem a entidade receberam uma solicitação para que adotem as mesmas medidas nos campeonatos internos.

Recentemente, Olympiacos e Zenit sofreram punições do Comitê de Controle e Disciplina da UEFA por atos racistas de torcedores. Gregos e russos foram penalizados por incidentes ocorridos na sexta rodada da fase de grupos desta edição da Liga dos Campeões, diante de Anderlecht e Áustria Viena, respectivamente.

Como punição, no primeiro jogo das oitavas de final da Champions, o Olympiacos jogará com parte das arquibancadas do estádio Georgios Karaiskakis fechada (onde ficam os ultras da equipe), além de ter de pagar 30 mil euros de multa. O Zenit também terá fechamento da área destinada aos ‘torcedores mais radicais’ no estádio Petrosvski, em duelo com Borussia Dortmund, na mesma fase da Liga. O clube russo ainda pagará 40 mil euros por ‘violência e distúrbio’ da torcida no jogo em Viena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário