O São Paulo perdeu quatro jogos de mando de campo neste Campeonato Brasileiro por conta da confusão entre torcedores e policiais militares no clássico com o Corinthians, no último dia 13, no Morumbi. O STJD (Superior Tribunal de justiça Desportiva) julgou o caso nesta sexta-feira e puniu o Tricolor, que também terá de pagar uma multa de R$ 80 mil.
"São Paulo defendeu-se utilizando imagens do circuito interno de câmeras do Morumbi"
Com isso, o clube não jogará mais no Cícero Pompeu de Toledo até o fim da competição. Isso porque o São Paulo tem apenas quatro partidas para fazer em sua casa nas próximas oito rodadas: Portuguesa (2/11), Flamengo (13/11), Botafogo (24/11) e Coritiba (8/12)
O Corinthians, que também foi julgado nesta sexta-feira, também foi punido. A punição, porém, não tirou mandos de campo do Timão, que terá de pagar uma multa de R$ 20 mil. O Alvinegro já sofreu perda de mandos neste Brasileirão.
Por confusão no confronto com o Vasco, em Brasília, perdeu quatro jogos. Contra a Portuguesa, em jogo realizado no Mato Grosso do Sul, o Corinthians foi novamente punido, desta vez em um mando em razão de uma garrafa atirada no bandeirinha.
Por meio de seu Twitter oficial, o Timão ainda prometeu recorrer da decisão, sob a alegação de que nenhuma das imagens obtidas pela Polícia Militar comprova participação de sua torcida no tumulto.
Os clubes foram enquadrados no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".